quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que é TDAH e DDA? Cuidados ao sugerir os sintomas - Atenção com a criança que apresenta este transtorno.

Conhecendo o TDAH
O indivíduo que tem TDAH é inteligente, criativo e intuitivo, mas não consegue realizar todo seu potencial em função do transtorno. É desorganizado tanto internamente (mil pensamentos e idéias ao mesmo tempo), como externamente: mesa, gavetas, papéis, prazos, horários... Costuma ser impaciente, irritadiço, "pavio curto" e com alterações de humor, porém quando motivado e/ou desafiado, tem uma hiperconcentração.
 "Três fatores principais ajudam a distinguir o hiperativo da criança que tem apenas um distúrbio de atenção mais leve e daquela que busca apenas chamar a atenção: a contínua agitação motora, a impulsividade e a impassibilidade de se concentrar, seja em brincadeiras ou em atividades pedagógicas". (NOVA ESCOLA, 2000).
O TDAH é um transtorno neurobiológico crônico, na sua grande maioria de origem genética daí sua presença desde a infância.
"Em casos leves, o distúrbio pode ser tratado apenas com terapia e reorientação pedagógica", segundo o psiquiatra Ênio de Andrade, "Os casos graves necessitam de tratamento com medicamentos."
Quando a medicação é necessária, os estimulantes à base de metilfenidato são os mais prescritos pelos médicos. Ao elevar o nível de alerta do sistema nervoso central, ele auxilia na concentração e no controle da impulsividade. O medicamento não cura, mas ajuda a controlar os sintomas - o que se espera é que, juntamente com o acompanhamento psicológico, as dificuldades se reduzam e deixem de atrapalhar a qualidade de vida. Vale lembrar que o remédio é vendido somente com receita e, como outros medicamentos, pode causar efeitos colaterais. Cabe ao médico avaliá-los.
Outro detalhe:  não é por causa do transtorno que professores e pais devem pegar leve com a criança e deixar de estabelecer limites - a maioria das dificuldades gira em torno da competência cognitiva, da falta de organização e da apreensão de informações, e não da relação com a obediência.
Concluindo, os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperatividade incontrolável da criança.
                    

Fontes:
Revista Nova Escola acesso em 20/12/2010 as 15:57
www.psicopedagogia.com.br acesso em 20/12/2010 as 16:52
www.universotdah.com.br acesso em 20/12/2010 as 17:12
www.universotdah.com.br acesso em 20/12/2010 as 17:12

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